Tópicos Gerais

Os temas declarados constituem eixos transversais a todos os currículos, em qualquer contexto educacional. Serão abordados em Conferências Centrais, cursos, nas atividades científicas de cada um dos simpósios e nos fóruns de debate que se realizarão, todos na modalidade virtual e com a orientação de professores e pesquisadores de alto nível profissional e experiência.


  1. Educação em valores, cidadania, cooperação internacional e cultura de paz no trabalho educativo cubano, latino-americano e mundial.
  2. Pensamento educacional latino-americano e mundial. Influência dos sindicatos e sindicatos de professores na sustentabilidade dos sistemas educacionais.
  3. Melhoria e transformação dos sistemas educacionais, dada a necessidade de atenção integral à infância, adolescência e juventude, sua educação inclusiva, equitativa, de qualidade e aprendizagem ao longo da vida. Papel das universidades.
  4. Desafios e perspectivas na formação de professores. Papel das universidades.
  5. Políticas públicas em ciência, tecnologia, inovação, tecnologias de informação e comunicação, em favor da educação, esporte e cultura para o desenvolvimento sustentável. Papel das universidades.
  6. Educação ambiental e gestão para o desenvolvimento sustentável, prevenção e mitigação de múltiplas – risco catástrofes naturais, tecnológicas e de saúde.
  7. Contribuições das Ciências da Educação para a organização e administração de instituições de ensino, bem como para o desenvolvimento da prática educacional.
  8. Alfabetização e educação de jovens e adultos.
  9. A avaliação da qualidade para uma educação inclusiva e equitativa no âmbito da Agenda de Educação 2030.
  10. Capacitação técnico-profissional e de mão de obra de qualidade. Sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico dos países.
  11. A prevenção, desde os sistemas educativos, visa garantir a proteção de meninas, meninos e adolescentes contra as diversas formas de violência, dependência, tráfico de pessoas e outras condutas associadas.