Access to inclusive, equitable and quality education throughout life (AEI)
-
FOLLETO DE JUEGOS DIDÁCTICOS PARA DESARROLLAR LA EXPRESIÓN ORAL DE LOS NIÑOS DEL SEXTO AÑO
Yaniela Casanova Sardina
-
MENORES CON TRASTORNOS AFECTIVO CONDUCTUALES, MODELO DE INTERVENCIÓN BIOPSICOSOCIAL.
Odalis Campo Lorente
-
NUEVAS TENDENCIAS DEL DESEMPEÑO PROFESIONAL PEDAGÓGICO DEL DOCENTE VERSUS EL DESARROLLO DE LAS TECNOLOGÍAS EMERGENTES EN LA EFPEM-USAC
JULIO RENÉ CHINCHILLA ALONZO
-
SISTEMA DE ACTIVIDADES PARA LA ESTIMULACIÓN DE POTENCIALIDADES TALENTOSAS EN LA VIA INSTITUCIONAL
Tania Salazar Collazo
-
IDENTIFICACIÓN DE ROLES Y ESTEREOTIPOS DE GÉNERO EN NIÑAS Y NIÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIA
Ciry Cervera
-
EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LECTO-ESCRITURA EN EDUCANDOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES.
Raquel Novoa Fraga
-
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: O CONCEITO DE ATIVIDADE COMO FONTE PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Edilson de Araujo dos Santos
-
CAPACITACIÓN A DOCENTES PARA LA INCLUSIÓN EDUCATIVA EN SECUNDARIA BÁSICA.
Taimí Torres González
-
SISTEMA DE ACTIVIDADES PARA LA ATENCIÓN EDUCATIVA A EDUCANDOS CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL: NIVEL EDUCATIVO PRIMARIO
Kenia Rodríguez Pacheco
-
Comprendiendo las respuestas de los maestros ante la ansiedad en niños con autismo en escuelas primarias y preescolares: un estudio empírico utilizando PLS – SEM.
Osvaldo Hernández González
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, Brasil (2022). Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1006-3024. E-mail: gracieda.araujo@ufnt.edu.br. Teléfono: (75) 9 9203-4204
A leitura literária clássica é compreendida por diversos teóricos como um bem cultural, cujo acesso contribui para o desenvolvimento dos indivíduos em diferentes aspectos. Por esta razão, considera-se a literatura como um direito humano fundamental que deve ser trabalhado com afinco pelas instituições de ensino. Assim, nesta investigação o problema levantado é: quais são os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam o desenvolvimento da educação literária dos estudantes da educação básica no Brasil e em Cuba? Para dar respostas ao referido problema, se propõe analisar os fundamentos que respaldam a política de educação literária para o ensino médio (bachillerato) em ambos países. Trata-se de um estudo comparativo, de referencial teórico e documental, por meio do qual se evidência os pontos convergentes e divergentes, relacionados ao tema. A novidade científica reside na divergência do referencial teórico adotado pela educação cubana, em relação às orientações aderidas pelo Brasil para a materialização da educação literária. Em Cuba o referencial teórico adotado é a teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007), estando dirigido ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos estudantes. No caso brasileiro constata-se a utilização de uma base teórica oposta, com forte influência das teorias pedagógicas neoescolanovistas, neotecnicistas e pós-modernas, com resultados que apontam desafios importantes para o país, no que concerne à formação humana dos estudantes.