Access to inclusive, equitable and quality education throughout life (AEI)
-
MODELO DE SUPERACIÓN PROFESIONAL DE LOS METODÓLOGOS PROVINCIALES
Loreley Suárez Capdevila
-
EL TRABAJO CON LOS EJERCICIOS DE MATEMÁTICA PARA LA ATENCIÓN A NIÑOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES. ENFOQUE INNOVADOR.
Noemí Ruiz Cruz
-
LA FORMACIÓN LABORAL DE LOS EDUCANDOS CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL MODERADA
Carlos Alberto Zequeira Ramos
-
IDENTIFICACIÓN DE ROLES Y ESTEREOTIPOS DE GÉNERO EN NIÑAS Y NIÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIA
Ciry Cervera
-
Estrategia de inclusión social para Educandos con Trastorno del Espectro de Autismo
Mairet Guerrero Ricardo
-
LA PROFESIONALIZACIÓN DE LA LABOR DOCENTE COMO PARTE DEL TERCER PERFECCIONAMIENTO EDUCACIONAL
Yumar Sardiñas González
-
LA INCLUSIÓN DESDE LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA EN EL SECTOR RURAL
Virgen Leyva Oconor
-
DIRECCIÓN DEL PROCESO DE ENSEÑANZA - APRENDIZAJE DE LA ASIGNATURA ESPAÑOL LITERATUR
Yanetsy Yero López
-
EL PATRIMONIO DOCUMENTAL DEL ICCP. VÍA PARA LA PREPARACIÓN DEL INTÉRPRETE DE LENGUA DE SEÑAS.
Julia María López Pardo
-
PROGRAMA DE CURSO “MÚSICA Y EXPRESIÓN CORPORAL” DE LA LICENCIATURA EN EDUCACIÓN INICIAL
Emmanuel Nieves Ramírez
Feminista, Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1996) e mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002). Possuo doutorado em Estudos de Gênero pela Universidade Federal da Bahia - Programa de Pós-Graduação Programa em Estudos Interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismos - PPGNEIM (2020), onde pesquisei violências não-conjugais.Sou autora do livro:PORQUE A GENTE TEM OS FILHOS, MAS NÃO TEM A NATUREZA:NARRATIVAS DE VIOLÊNCIAS DOMÉSTICAS NÃO-CONJUGAIS (2022)pela EDUNEB.Possuo experiência de imersão e interlocução no NEG -Núcleo de Estudos de Gênero na Universidade de Holguín - Cuba (03/2015) e pesquisadora visitante junto ao CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Portugal (11/2017- 03/2018). Sou integrante dos Grupos de Pesquisas GAD - Gênero, alteridades e diversidades/NEIM e do GEOREDE/UNEB. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Atuei no movimento sindical docente como membra do GT de políticas para as diversidades. Na área de Geografia atuo como professora, especialmente, nos seguintes temas: Práticas de ensino, Estágio supervisionado, percepção espacial, Educação e Gênero, Atividades de campo, Turismo e impactos espaciais. Coordenei o núcleo PIBIDGEO/campus V do PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da CAPES (2023-2024). ORCID: 0000-0002-3491-3858
O trabalho objetiva compartilhar reflexões e práticas acerca da importância da transversalização de gênero na educação e, mais detidamente, na estruturação curricular para a formação de professoras/res em Geografia. O relato de experiência profissional que segue refere-se ao curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas/Campus V da Universidade do Estado da Bahia, localizado no município de Santo Antônio de Jesus/BA – Brasil. Considerando-se a relevância da perspectiva de gênero para a formação de profissionais da educação, propôs-se a inclusão do componente Educação e Gênero/Diversidades em sua matriz curricular. Para tanto, o texto discorre sobre os principais argumentos e os resultados/impactos observados ao longo da última década da reformulação curricular consolidada no referido curso, centrados na necessidade de respostas frente às novas demandas apresentadas pela sociedade, em geral, e pela educação, em particular, no tocante às questões da inclusão, equidade e justiça social.