Acceso a una Educación inclusiva, equitativa y de calidad durante toda la vida (AEI)
-
Orientación profesional a maestros primarios para la Atención Educativa a escolares del primer ciclo con TDAH.
Yunia Rodriguez Arcaya
-
TODOS SOMOS UNO MISMO: PERSPECTIVA DE GENERO
Marisol Cárdenas Maldonado
-
LA INCLUSIÓN SOCIOEDUCATIVA EN EDUCANDOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES
Wilfredo Acosta Valdés
-
ACTIVIDADES DIDÁCTICAS PARA FAVORECER LA EXPRESIÓN ORAL EN LOS ESCOLARES DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA
Yuniel Daniel Falcón Rodríguez
-
TODOS SOMOS UNO MISMO: PERSPECTIVA DE GÉNERO
Metzi Janet Basurto Gutiérrez
-
DIMENSIÓN AFECTIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: ESTUDIO EN INSTITUCIONES DEL HUILA, COLOMBIA
JONATHAN ANDRES MOSQUERA
-
Comprendiendo las respuestas de los maestros ante la ansiedad en niños con autismo en escuelas primarias y preescolares: un estudio empírico utilizando PLS – SEM.
Osvaldo Hernández González
-
Implementación de la enseñanza por competencias en la Educación Primaria del Ecuador
Tatiana Lizette Páez Saavedra
-
JUEGOS DIDÁCTICOS PARA FAVORECER EL DESARROLLO DEL ANÁLISIS FÓNICO EN EL SEXTO AÑO DE VIDA
Adalgisia Pérez
-
ESTRATEGIA EDUCATIVA PARA LA ORIENTACIÓN FAMILIAR EN LA PREVENCIÓN DE CONDUCTAS AUTODESTRUCTIVAS
Adyenin de la Morena Almaguer
Doutora e Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2005). Atua como Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Multivix do município de Cariacica/ES e colabora no grupo de pesquisa Educação Especial no Sistema Comum de Ensino (PPGE/UFES/CNPq). Possui experiência como pesquisadora e docente na educação básica, educação profissional e no ensino superior. Realiza pesquisas na área de Educação e História da Escolarização com ênfase em Educação Especial, tendo como subtemas infância, educação infantil, crianças com deficiência e diversidade sócio educacional.
https://lattes.cnpq.br/8763517471915842
Este estudo se desenvolveu no período de outubro de 2016 a dezembro de 2017, em um Centro Municipal de Educação Infantil no Estado do Espírito Santo, localizado no município de Vitória/ES e tem, como objetivo da investigação, analisar aspectos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil. Para tanto, acompanha os processos interativos e as intervenções educativas. O trabalho apresenta, como aporte teórico, a matriz histórico-cultural desenvolvida por Lev S. Vigotski, que compreende a constituição do humano nos homens, entre eles, os que possuem algum tipo de deficiência, como um processo atravessado pela história e pela cultura. Utiliza como caminho teórico-metodológico o estudo de caso de base qualitativa, por acreditar que possibilita uma análise aprofundada de um único caso, permitindo desvelar um determinado fenômeno. Como resultado do estudo, as análises indicam que a criança com autismo tem possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento na escola de educação infantil, desde que lhe sejam ofertadas condições para isso, ou seja, a instituição de educação infantil precisa fazer valer a função social da escola, proporcionando experiências que possibilitem a internalização da cultura por todas as crianças, a partir de um planejamento educativo intencional e sistemático.