Access to inclusive, equitable and quality education throughout life (AEI)
-
TALLERES INTEGRADORES PARA ESTIMULAR EL PROCESO DE COMPENSACIÓN EN MANIFESTACIONES DE COMPORTAMIENTOS INADECUADOS.
Osmanis
-
LA INCLUSIÓN SOCIOEDUCATIVA EN EDUCANDOS CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES
Wilfredo Acosta Valdés
-
TODOS SOMOS UNO MISMO: PERSPECTIVA DE GÉNERO
Metzi Janet Basurto Gutiérrez
-
LA ATENCIÓN A LAS DIFERENCIAS INDIVIDUALES BAJO EL PRISMA DEL TERCER PERFECCIONAMIENTO DEL SISTEMA EDUCATIVO CUBANO.
Migdalia Escudero Vinent
-
PROYECTO PEDAGÓGICO PARA LA UNIVERSALIZACIÓN DEL TERCER PERFECCIONAMIENTO EN LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA MULTIGRADO
Midelis Marrero Silva
-
ACTIVIDADES DE CÁLCULO PARA EDUCANDOS CON DISCAPACIDAD EN CONTEXTOS EDUCATIVOS INCLUSIVOS.
Sonia Gómez Peña
-
LA EDUCACIÓN INCLUSIVA EN ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES (NEE). UNA MIRADA DESDE LA FORMACIÓN DEL DOCENTE DE GEOGRAFÍA
Adolfo AzaharesCurbeira
-
LA PREPARACIÓN DEL MAESTRO PRIMARIO EN LA GESTIÓN DEL PROYECTO EDUCATIVO DE GRUPO
Yoan Grass Arzola
-
IDENTIFICACIÓN DE ROLES Y ESTEREOTIPOS DE GÉNERO EN NIÑAS Y NIÑOS DE EDUCACIÓN PRIMARIA
Ciry Cervera
-
ESTRATEGIAS DOCENTES PARA LA RESOLUCIÓN DE CONFLICTOS EN EDUCACIÓN BÁSICA: ENFOQUE DESDE LA FORMACIÓN PROFESIONAL
Guadalupe Livier Martínez Lara
Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Atualmente é professor adjunto, na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural; Atividade Orientadora de Ensino; Ensino de Matemática; e Formação de Professores.
Neste texto discutimos o conceito de atividade como fonte para o desenvolvimento do trabalho e fundamento dos princípios teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino. Trata-se de um estudo conceitual em que foram realizadas leituras sobre as produções dos pesquisadores pertencentes ao GEPAPe e articulado textos dos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski, Leontiev e Davidov sobre o conceito de educação escolar e desenvolvimento humano. Como síntese desses estudos podemos inferir que a Atividade Orientadora de Ensino representa uma possibilidade teórico-metodológica para a organização do trabalho pedagógico que busca criar condições para o desenvolvimento da educação que gere atividade nos sujeitos que constitui fundamento para a formação da sua personalidade coletivista.